Pular Links de NavegaçãoHome > Sobre a ED > História
Imagens institucionais
Primeira sede da Escola, em prédio da Avenida Augusto de Lima, demolido posteriormente para a construção do Fórum.

Com uma história intimamente ligada ao desenvolvimento do Design no país, a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais foi criada em 1955 com o nome de Escola de Artes Plásticas, subordinada à já existente Escola de Música da U.M.A. (Universidade Mineira de Arte – Fundação Educacional). Por sua vez, a U.M.A. foi inaugurada em 1954 como resultado da associação de outras três instituições: Sociedade Coral, Cultura Artística e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Em 1956, a Escola de artes Plásticas instala um curso preparatório, realiza seu primeiro vestibular e entra em pleno funcionamento no ano de 1957 com sua primeira turma de alunos.

Os cursos da Escola de Artes Plásticas, inéditos na época, eram estruturados em quatro áreas:

• Artes Plásticas (Pintura /Escultura/Gravura)
  • Desenho Industrial e Comunicação Visual
  • Decoração
  • Licenciatura em desenho

Em 30 de dezembro de 1963, sob a Lei Estadual 3065 e decreto n.º 55068 de 24 de novembro de 1964, a Universidade Mineira de Arte, juntamente com a Escola de Artes Plásticas (ESAP), foi transformada em Fundação e agregada à Secretaria de Estado do Trabalho e Cultura Popular, passando a denominar-se Fundação Mineira de Arte FUMA. Em 13 de maio de 1980, sua denominação foi novamente alterada para Fundação Mineira de Arte Aleijadinho, pelo Decreto n.º 7693.

Imagens institucionais
Sede do Bairro São Francisco, demolida para a construção do complexo viário.

Em 1990, a Fundação Mineira de Arte Aleijadinho fez sua opção pela incorporação à recém criada Universidade do Estado de Minas Gerais. A UEMG, em Belo Horizonte, formou-se através da incorporação de tradicionais instituições de ensino, conceituadas em Minas Gerais e no Brasil: o Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Minas Gerais, a Fundação Mineira de Arte Aleijadinho – FUMA e a Escola Guignard. Incorporadas à UEMG, as instituições passaram às seguintes denominações: Faculdade de Educação (FAE/UEMG), Escola de Música (ESMU/UEMG), Escola de Design (ED/UEMG) e Escola Guignard.

Imagens institucionais
Sede do Bairro Gameleira cedida para o complexo Expominas.

A Escola de Design (antiga Escola de Artes Plásticas) oferece, desde sua criação, cursos de formação profissional (nível superior), desenvolve projetos culturais, busca parcerias com outras instituições e empresas, além de buscar atualmente novos caminhos para aprendizagem contínua e aperfeiçoamento profissional através de cursos de especialização.

Pioneira no ensino do design, por ser a primeira escola de design de Minas Gerais e a segunda do país, a Escola de Design da UEMG tem exercido forte influência no design mineiro ao explorar profundamente as relações design/sociedade, criar uma cultura de inserção do design além de oferecer produtos e serviços que ultrapassam as fronteiras do Estado de Minas Gerais. Os alunos egressos da Escola de Design ocupam posições de destaque no cenário nacional, trabalham e prestam serviços para empresas renomadas e, freqüentemente, vencem concursos nacionais e internacionais nos vários setores do design.

Conhecida nacional e internacionalmente, a Escola de Design vive hoje um momento particularmente promissor. Alicerçada em sua bem sucedida experiência, e também na crescente capacitação do seu corpo docente, a escola vem desenvolvendo um ensino de design que, dinamicamente, dialoga com as permanentes movimentações e exigências do mundo contemporâneo.

Ao longo da sua história, a Escola de Design da UEMG foi desenvolvendo características diferenciadas das demais escolas de design do país e vem firmando, através da sua expressividade, uma identidade de caráter dominante. Essa história deve ser preservada e assumida em sua plena significação.

Imagens institucionais
Atual prédio da Escola de Design na Pampulha.