Espaço Cultural recebe projeto premiado com reaproveitamento de paletes

No dia 13 de abril acontecerá no Espaço Cultural Escola de Design - UEMG o lançamento do catálogo do projeto Oficina Jeceaba do CEDTec.

O Centro de Design e Tecnologia, sob a coordenação da Profa. Dra. Rita de Castro Engler, organiza o evento que contará também com uma exposição dos produtos desenvolvidos pelas oficinas realizadas no município de Jeceaba e que conta com apoio da Prefeitura da cidade, da Ferrous e da Zoto Design. A Oficina de Jeceaba que vem sendo realizada desde 2015 ficou entre os cinco finalistas na categoria Gestão Social do Prêmio Mineiro de Boas Práticas de 2016 concedido este ano pela Associação Mineira de Municípos (AMM). O projeto consis em oficinas para cocriação de produtos utilizando paletes, material descartado pelas siderúrgicas locais após alguns usos. O material é selecionado e organizado de forma que o aproveitamento seja o mais adequado ao ciclo de vida do produto.

Catalogação e seleção do material usado - fonte: www.facebook.com/designzoto

Os objetos são criados a partir do reuso de matérias primas (pallets de madeira) que já foram processadas no ambiente da mineração e da siderurgia, depois de utilizados algumas vezes são descartados e na maior parte das vezes apenas incinerados, mas agora são reusados e transformados em móveis e adornos. O projeto demonstra como o trabalho dos designers com base no conceito de identidade e território pode gerar produtos únicos e que tem sido muito bem aceitos pela sociedade.

"A reutilização dos paletes – armazenados e utilizados com descaso – para confeccionar mobiliários como mesas, gaveteiros, estantes, bancadas, bancos, suportes para torre de computador, entre outros, deve ser entendida como o reaproveitamento de madeira de redescobrimento, termo usado para classificar madeiras oriundas de árvores caídas, demolição, desperdício urbano, entres outras. O principal objetivo dessa reutilização é redescobrir, transformar e dar vida útil à matéria prima descartada." (http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i2.110234)

Serviço:

Lançamento do Catálogo e Exposição dos produtos da Oficina de Paletes.

Espaço Cultural Escola de Design - UEMG / Praça da Liberdade

Rua Gonçalves Dias 1400, Funcionários (mapa no link)

Sábado - Dia 13 de abril - 10 às 13 horas.