Espaço Cultural - Escola de Design / UEMG

O Circuito Cultural Liberdade ganhou um importante reforço neste ano. A Escola de Design da UEMG inaugurou seu novo Espaço Cultural.

A primeira Escola de Design de Minas Gerais (e possivelmente do Brasil em ensino superior) inaugurou nesta manhã de quarta-feira (19) a Mostra Continuum e abriu as portas pela primeira vez após reforma do prédio que será sua sede e onde foi instalado o Espaço Cultural Escola de Design/UEMG.

A obra está prevista para ser entregue em 30 de abril, mas a partir desta quarta-feira, o térreo, onde se localiza o Espaço Cultural, abre suas portas para uma mostra que procura apresentar um pouco da produção da Escola de Design da UEMG. Organizada numa área de aproximadamente 500 m², a Exposição Continuum resulta do trabalho coletivo e intenso de um grupo de professores e alunos com apoio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (FADECIT).

Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais Angelo Oswaldo e a Magnífica Reitora da UEMG Lavínia Rosa Rodrigues. (Foto - Comunicação UEMG)

Na solenidade de abertura, o Secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, destacou a importância da UEMG na composição do circuito cultural. “Temos uma enorme satisfação em chegar aqui, ver as obras no prédio praticamente concluídas, e a presença da UEMG integrando o circuito”, destacou ao acrescentar que o governo precisa propiciar condições de participação do design na construção de políticas públicas. “Incluímos uma cadeira para o design no conselho Estadual de Políticas Culturais porque acreditamos que ele tem papel fundamental no espaço da economia criativa, dentro das dimensões no território da cultura”.

Para a reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, as parcerias para que o Espaço Cultural Escola Design/UEMG se tornasse realidade foram fundamentais. “Estar aqui, presente no Circuito, significa mais do que apresentar cursos de graduação e pós-graduação, mas integrar o conjunto de equipamentos culturais aqui reunidos. Temos uma instituição que há mais de 50 anos desenha a história do design mineiro. Integrada a esse conjunto, pode cumprir seu maior objetivo: mostrar o design de forma concreta, objetiva e democrática, revelando à sociedade uma face importante de sua cultura material – o design, do passado, do presente e prospecções para o futuro”, destacou a professora Lavínia em seu discurso, citando trecho que compõe a apresentação da exposição.

Visitação no dia da Abertura oficial.  (Foto - Comunicação UEMG)

Fazem parte das peças em exposição criações de alunos de graduação e pós graduação, ex-alunos professores, projetos experimentaiscomo por exemplo os veículos experimentais construídos para as edições do projeto Sabiá. A ED/UEMG participa desde 1994 das competições promovidas pela Shell e foi premiada em várias categorias no desenho dos carros. Também estão entre as peças em exposição criações conceituais de móveis, imagens de ambientes com ilustrações do design de seus interiores, além de publicações impressas produzidas pela ED/UEMG entre outras.

A solenidade contou ainda com a presença de diversos parceiros e apresentação dos músicos professores da Escola de Música da UEMG. (Foto - Comunicação UEMG)

Grande número de convidados esteve presente na cerimônia oficial de abertura do Espaço Cultural -  Escola de Design / UEMG no Circuito Liberdade. (Foto - Comunicação UEMG)

Fonte: Comunicação - UEMG