A Experiência de ter colaborado com o Fashion Revolution

Professora e Alunas da Escola de Design contam um pouco de como foi ter vivenciado a Semana Fashion Revolution na Escola de Design.

A Escola de Design contou com uma extensa programação da Semana Fashion Revolution, no qual, aconteceram mesa redonda, sessões de filme comentadas e palestra, tendo como temática as relações entre moda e sustentabilidade. A realização do evento na Escola de Design só foi possível por meio da colaboração da professora Carolina Bicalho e as alunas Ana Luiza Silva do 3° período de gráfico e Nayara Líbia do 3° período de produto, além do Grupo de Estudos em Sistemas Sígnicos do Design, que se envolveram diretamente no planejamento e organização dos eventos sediados na Escola de Design.

Os três dias de evento na Escola de Design ocorreram nos dia 25,26 e 27 de abril, ao todo aconteceram quatro eventos, sendo que no primeiro dia teve a mesa de debate: “A importância da produção e consumo sustentável”, contando com as seguintes convidadas: Sandra Maia (estilista da marca Tiê Moda Sustentável), Juliana Hernandez (advogada na Clínica do Trabalho Escravo UFMG), Luiza Oliveira (Fundadora da Plural Espaço de Moda), Gabriela Marcondes (Professora universitária e consultora em gestão socioambiental dos resíduos têxteis) e, como mediadora do debate a aluna do curso de design gráfico Ana Luiza Silva (também formada em design de moda). No segundo dia de evento houve a exibição dos documentários River Blue e The True Cost, a fim de possibilitar o debate sobre o comportamento e os efeitos da forma atual de se produzir moda. Como encerramento da Semana Fashion Revolution na Escola de Design a palestrante convidada foi a Luciana Duarte, fundadora do site moda Ética, professora e doutoranda em engenharia de Produção. Realizadora do The Street Store e Pimp my Carroça, em Belo Horizonte, a palestra teve como tema "Utopia e fragmentação na comunicação de moda e ética"

A professora Carol Bicalho responde o que é o Fashion Revolution ?

O Fashion Revolution foi criado depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência.

Nós queremos que todos os consumidores se perguntem: ‘Quem Fez Minhas Roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o percurso de cada peça de vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão  e que dá origem aos tecidos. Esperamos que o Fashion Revolution Week, inicie um processo de descoberta também na Escola de Design-UEMG, conscientizando os profissionais que projetam os produtos à pensarem em todo o ciclo de vida dos produtos e em sua rastreabilidade, aumentando a responsabilidade e não-conivência com práticas ilegais e não-sustentáveis.  Como professora, penso ser muito importante ensinar que  a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, desta forma devemos valorizar a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos.

A experiência e a importância de ter participado do Fashion Revolution:

Participar do Fashion foi bem legal. Já há algum tempo eu tenho me voltado para pesquisas e desenvolvimento, não só de moda sustentável, mas de uma vida menos agressiva ao ambiente. Além da emoção de fazer parte de um projeto desse, todo o conhecimento que adquiri, mais conhecer e rever vários profissionais da moda que estão trabalhando por uma moda mais sustentável e humana foi incrível. Para a escola, fiquei muito feliz que pudemos acolher o projeto, pois moda é muito mais que consumo e tendência e nós trouxemos isso para os meus colegas, de um jeito muito mais interessante, que gerou uma conscientização e um interesse pelo assunto em grande parte deles. Essa inquietação e as discussões para geração de alternativas e até mesmo um novo conhecimento adquirido é relevante para estudantes de design.

Por fim, gostaria de agradecer a oportunidade de ter participado do projeto. Sou muito grata à tudo o que vivi nessa semana. Que venham mais FR, com mais pessoas engajadas e que consigamos despertar cada vez mais o interesse reflexivo na moda.

Ana Luiza Silva – Design Gráfico 3° período

Foi engrandecedor! Ter participado acrescentou muito conhecimento, acadêmico e  profissional, além de ter grande importância pessoal, ouvindo os relatos e descobrindo histórias que emocionaram. O Fashion Revolution impacta diretamente na vida de todos, trazendo uma profunda conscientização sobre sustentabilidade de forma ampla, e como estudante, é essencial ter esses entendimentos e informações.

Nayara Líbia – Design de Produto 3° período

Como participar?

• Caso queira participar das próximas ações na Escola de Design, entre em contato pelo email carolina.bicalho@uemg.br
  • Caso queira apresentar algum projeto, proposta, dúvidas ou convites, escreva para a nossa coordenadora nacional, Fernanda Simon: brasilfashionrevolution.org