PROPRIEDADE INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL

Propriedade Intelectual

A UEMG, por meio de sua Unidade Frutal, é apoiadora do I Congresso de Direito - Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Econômico-Social.

O Congresso ocorrerá nos dias 8 e 9 de maio de 2018, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus de Franca, incluindo palestras, debates e apresentações de trabalho científico. O congresso prestigiará diversos palestrantes brasileiros de extensa atividade acadêmica e também juristas atuantes em importantes escritórios, dada a importância da aproximação entre prática e teoria jurídica, proporcionando, ainda, a oportunidade de exposição, discussão e posterior publicação dos resultados em anais de congresso. A Comissão Científica do evento conta com pesquisadores de instituições de ensino superior e programas de pós-graduação dos Estados do Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O I Congresso de Direito - Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Econômico-Social é o quarto grande evento organizado pela UNESP a buscar o fomento da pesquisa e desenvolvimento do conhecimento jurídico e científico relacionado à matéria de propriedade imaterial. Inicialmente, a instituição sediou o "1º Encontro Brasileiro de Propriedade Intelectual e Universidade", em 1991, evento que, sob a coordenação do Prof. Dr. João Grandino Rodas, reuniu juristas e profissionais com a finalidade de reconhecer o papel da universidade no avanço econômico e industrial brasileiro através da tutela jurídica da propriedade intelectual.

?

23 anos depois, sob a iniciativa da Profa. Dra. Luciana Lopes Canavez, coordenadora do então Grupo de Pesquisa em Direitos Autorais e Cidadania (GPDAC) novamente retomava esta proposta, especializando a temática à prática jurídica relativa aos direitos autorais e sua importância na indústria cultural, realizando então o 1º Simpósio de Direitos Autorais e Cidadania da UNESP em 2014, que foi seguido pelo 1º Congresso de Direitos Autorais e Cidadania da UNESP de 2015, primeiro evento da instituição a incluir a apresentação e publicação de trabalhos científicos por seus participantes graduandos e pós-graduandos.

O tema Propriedade Intelectual não se restringe apenas a estudantes e docentes de Direito, mas a todas as áreas que demandam proteção para suas conquistas de inovação.

Confira a programação completa pelo https://geppides.wixsite.com/congresso