INSCRIÇÕES ABERTAS PRÊMIO JOVEM CIENTISTA 2018

Com o tema Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social, estão abertas as inscrições para a 29ª Edição do Prêmio Jovem Cientista.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa de abrangência nacional entre o CNPq e a Fundação Roberto Marinho com apoio de importantes patrocinadores, que visa motivar e despertar os melhores talentos jovens do país para a área da ciência, tecnologia e inovação. Nesta edição, cinco categorias serão premiadas: Mestre e Doutor; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico, que é destinado para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição. Poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa:

• Benefícios socioeconômicos gerados por unidades de conservação e demais áreas protegidas
  • Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano
  • Empreendedorismo e modelos de negócios para a inclusão digital e uso sustentável de recursos naturais
  • Incentivos econômicos para a conservação e o uso sustentável da natureza
  • Inovações para a conservação e o uso sustentável da natureza
  • Inovações para a inclusão digital da sociedade brasileira
  • O papel da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos na adaptação às Mudanças do Clima
  • Práticas inovadoras em educação, comunicação e divulgação sobre biodiversidade
  • Produção e consumo ambientalmente sustentáveis
  • Tecnologias digitais para transformação social
  • Tecnologias para incentivar a prática de economia colaborativa e sustentável.

As inscrições acompanhadas do trabalho científico ou de pesquisa serão realizadas até 31 de julho de 2018, às 18h (horário de Brasília). A inscrição e trabalho científico é de caráter individual e deverá ser efetuada exclusivamente no website: www.jovemcientista.cnpq.br - para as categorias desejadas.

Na Categoria “Mestre e Doutor” a inscrição incluirá necessariamente:

1) ficha de inscrição preenchida;

2) currículo Lattes do CNPq atualizado até a data da efetiva inscrição – no endereço: lattes.cnpq.br;

3) trabalho científico, que deverá ter entre 35 e 40 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5, contendo: título, autor, orientador, instituição de vínculo e instituição onde se desenvolveu a pesquisa (endereço, telefone, e-mail); resumo, introdução; objetivos; material e métodos; resultados da pesquisa e discussão; conclusões; referências bibliográficas; e palavras-chave (até cinco).

Na Categoria “Estudante do Ensino Superior” deverá incluir:

1) ficha de inscrição preenchida;

2) currículo Lattes do CNPq atualizado a data da efetiva inscrição, no endereço: lattes.cnpq.br

3) trabalho científico, que deverá ter entre 20 e 25 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5, contendo: título, autor, nome do orientador, instituição de vínculo e instituição onde se desenvolveu a pesquisa (endereço, telefone, e-mail); resumo; introdução; objetivos; material e métodos; resultados da pesquisa e discussão; conclusões; referências bibliográficas; e palavras-chave (até cinco).

Nota 1: O trabalho deve ter preferencialmente aplicação prática voltada para a solução de problemas concretos sobre o tema.

Nota 2: Serão aceitos somente trabalhos já concluídos com resultados finais.

Nota 3: O trabalho científico deve corresponder a categoria em que o candidato se inscreveu.

Nota 4: O estudante que concluir o curso de graduação a partir de 1º de janeiro de 2017 deverá se inscrever, na categoria Estudante do Ensino Superior, com o trabalho de conclusão de curso (TCC) ou monografia, devidamente ajustado(a) de acordo com as condições descritas item 3 - II Categoria “Estudante do Ensino Superior”.

Os candidatos devem observar os itens abaixo:

1) A inscrição efetuada na categoria inadequada será eliminada. Para fins da inscrição valerá a maior titulação que o candidato possuir.

2) A ficha de inscrição e o trabalho científico ou de pesquisa não poderão sofrer alterações nos seus respectivos conteúdos após terem sido enviados ao CNPq ou à Fundação Roberto Marinho, por meio do website do Prêmio ou correios, mesmo em caso de prorrogação das inscrições.

3)Serão aceitos trabalhos somente em Língua Portuguesa.

4) Os documentos necessários para a inscrição pelo website devem ser apresentados em arquivo PDF.

5) Somente serão aceitas inscrições enviadas pelo website do Prêmio.

Para ter acesso a íntegra do Edital do Prêmio acesse: http://www.jovemcientista.cnpq.br