Notícia


Pular Links de NavegaçãoHome > Notícias > Notícia

Seminário Internacional Design & Educação



[Lorem ipsum dolor sit amet.]
 

O Centro T&C Design promove no próximo dia 6 de outubro, na Casa Fiat de Cultura, seu evento anual com a presença de palestrantes internacionais e nacionais.

O Seminário “Design & Educação: desafios para o novo milênio” tem como objetivo integrar profissionais da educação em design, do Brasil e do exterior, para discutir questões relevantes do ensino e pesquisa em design, com vistas a um melhor entendimento sobre o futuro do ensino diante de constante mudança de cenário mundial e, a complexidade estabelecida.

O formato do evento, em sua 11ª edição, inclui palestrantes pesquisadores e profissionais atuantes em áreas relacionadas de instituições brasileiras e estrangeiras, com vistas a proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e intensificar a interdisciplinaridade na comunidade científica de referência. O público-alvo constitui-se de docentes, pesquisadores e discentes das áreas design, educação, artes, arquitetura, engenharia, comunicação e outras áreas afins.

O Seminário acontece dia 6 de outubro, no espaço multiuso da Casa Fiat de Cultura, na Praça da Liberdade, das 10h00 às 18h30. Os palestrantes internacionais convidados são Vasco Branco da Universidade de Aveiro (Portugal) e Carlo Vezzoli do Politecnico di Milano (Itália). Os convidados nacionais são Virginia Borges Kistmann (UFPR e Puc PR), Jackeline Lima Farbiarz (Puc Rio), Célio Teodorico dos Santos (UDESC) e dos palestrantes Dijon De Moraes e Ricardo Portilho do Programa de Pós-graduação em Design (UEMG). Contamos também com Maria Cecília Loschiavo Santos (USP) como mediadora convidada do evento.

São muitas as questões a serem postas em torno do design, sobre quais conteúdos se mostram relevantes, na atualidade, para consolidar a sua contribuição como área efetiva do conhecimento inerentes ao binômio produção e consumo diante dos desafios globais. Observar as novas formas de economia, os novos comportamentos sociais, as questões ambientais, o valor da cultura e do território são questões que se colocam no âmbito da educação. Uma missão difícil que exige esforços coletivos com debate aberto e franco de ideias e novas proposições, envolvendo temas de interesse, tais como:

· os desafios e as perspectivas da educação em design, considerando as tendências de internacionalização e diversificação institucionais, bem como a mudanças de cenário mundial;

· a experiência brasileira acerca das novas tecnologias para a educação aberta e a educação a distância para o incremento da qualidade do ensino em design e não somente;

· as novas formas de profissionalizar, como lidar com os novos tempos, robótica, inteligência artificial, inovação, realidade virtual e gamificação, entre outras;

· formas de articulação entre as instituições de ensino superior públicas e privadas, nacionais e internacionais, com vistas a fortalecer a colaboração e o aprimoramento da educação superior brasileira incluindo a do design.

Para estes e outros tópicos possíveis, busca-se confrontar pesquisas, trabalhos e referencias que avaliem, legitimem e discutam exemplos práticos e/ou teóricos que lidam com a natureza do nexo entre design e educação.

Data e horário

6 de outubro de 2017

Início às 10h00 e término às 18h30

Programação

10h00 Credenciamento no hall da Casa Fiat de Cultura

10h30 Abertura do evento no auditório do espaço multiuso (4º andar)

MARIA CECÍLIA LOSCHIAVO SANTOS (USP), como mediadora do evento

10h45 Palestra de VASCO BRANCO (Portugal)

11h45 Palestra de DIJON DE MORAES e RICARDO PORTILHO (Brasil)

Intervalo para almoço

14h30 Palestra de VIRGINIA BORGES KISTMANN (Brasil)

15h15 Palestra de CÉLIO TEODORICO DOS SANTOS (Brasil)

Entrega de receptores para tradução simultânea

16h15 Palestra de JACKELINE LIMA FARBIARZ (Brasil)

17h00 Palestra de CARLO VEZZOLI (Itália)*

18:00 Mesa redonda (palestrantes, moderadora e Centro T&C Design)

18:30 Encerramento

*com tradução simultânea do inglês para português

Local

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10

Belo Horizonte/MG | Brasil

Inscrição

A inscrição é gratuita com direito a certificado digital de participação a ser enviado posteriormente.

Solicite inscrição em tcdesign.uemg@gmail.com nos informando seu nome completo para crachá e certificado, instituição (que estuda ou trabalha), cargo e telefone de contato.

Todos os participantes receberão gratuitamente livros publicados pelo Centro T&C – Cadernos de Estudos Avançados em Design, a escolher no local do evento, com as temáticas; Humanismo, Cultura, Identidade, Sustentabilidade, Transversalidade, Semiótica, entre outros.

Palestrantes

Carlo Vezzoli (Politecnico di Milano, Itália) é professor de Environmental Requirement of the Industrial Product (Life Cycle Design) e Design de Sistemas para Sustentabilidade no Politécnico di Milano, integrando também o curso de doutorado. Coordenou diversas pesquisas nacionais e internacionais na área do design sustentável. No Politécnico di Milano coordenou o grupo de pesquisa Design and System Innovation for Sustainability (DIS) e é coordenador da Rede LeNS_Italy Research Lab (Learning Network on Sustainability), ambos filiados ao Departamento de Desenho Industrial (INDACO). É autor de diversos livros publicados no Brasil.

Célio Teodorico dos Santos (UDESC) bacharel em Desenho Industrial pela UFPB. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, e Doutorado em Engenharia Mecânica também pela UFSC. É professor Adjunto do Departamento de Design da UDESC, atou como Chefe do Departamento de Design- UDESC entre 2011-2013. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design, sendo atualmente Vice-Coordenador do PPGDesign. Foi curador adjunto da 5ª Bienal de Design 2015 em Florianópolis - Exposição Design para Todos. Tem ampla experiência prática no desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos, equipamentos hospitalares, projetos especiais e mobiliário (Paradesign, Estudio556).

Dijon De Moraes (UEMG) B.Sc., M.Sc., PhD em Design pelo Politecnico di Milano, com pesquisa de pós-doutoramento no mesmo instituto. Pelo conjunto de sua obra prática e teórica obteve reconhecimento no Brasil e no exterior. É autor, entre outros, dos premiados livros Limites do Design; Análise do design brasileiro e Metaprojeto: o design do design. Atualmente é Reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG; Líder do Grupo de Pesquisa Teoria e Cultura no CNPq; Coordenador do Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design e Editor dos Cadernos de Estudos Avançados em Design da EdUEMG.

Jackeline Lima Farbiarz (Puc Rio) é mestre em Letras pela PUC-Rio e doutora em Educação na área de concentração Estudos da Linguagem pela USP. Com o grupo DeSSIn, do qual é fundadora e coordenadora. Seus interesses de pesquisa são: práticas culturais estabelecidas a partir de relações interpessoais; objetos e sistemas de informação como registros fotográficos de um instante; novas tecnologias de informação e comunicação como propiciadoras de novos modos comunicativos; mediação do Design na manutenção e/ou inovação cultural e o Design em contextos pedagógicos.

Maria Cecília Loschiavo Santos (USP) possui graduação (1976), Licenciatura (1977), Mestre (1985) e Doutora (1993) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professora Titular de Design da Universidade de São Paulo e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pós-Doutorado na University of California, Nihon University e no Centre Canadien d’Architecture. Pesquisadora visitante em diversas universidades do Japão, Canadá, EUA, Austrália e Índia. Exerce atividades de coordenação e assessoria científica do CNPq e CAPES para a área de Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase nos seguintes temas: design, design para a sustentabilidade, design brasileiro e design social.

Ricardo Portilho (UEMG) possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). MFA Design pelo Sandberg Institute, Amsterdã (2007). Atualmente é aluno do curso de Mestrado em Design na UEMG. Atua como professor no curso de graduação em Design Gráfico da UEMG. Interesse em Interfaces entre o Design Gráfico e a Arte Contemporânea.

Vasco Branco (Universidade de Aveiro, Portugal) doutor em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (1997), Mestrado em Sistemas e Computadores Digitais (1987) e a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica (1978) na Universidade do Porto. Desde 2002 é professor Associado Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro, sendo um dos pioneiros responsáveis pela área de Design. Atua como docente nas disciplinas dos cursos de Design, e nos programas de Mestrado/Doutorado em Design, nas linhas Materiais e Gestão do Produto. É Diretor do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura [ID+] (UA/UP) desde a sua fundação em 2008.

Virginia Borges Kistmann (UFPR e Puc PR) graduada em Desenho Industrial pela ESDI, mestrado em Design pelo Royal College of Art - RCA, na Inglaterra, e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC, com programa sanduiche na Koeln International School of Design- KISD, Alemanha. Professora da graduação em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e do Programa de Pos-graduação em Design da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência profissional na área do Design. Coordena o projeto Capes Unibral I, em parceria entre a PUCPR e a Universidade de Wuppertal.

Comitê científico

Dijon De Moraes

Maria Regina Álvares Dias

Rosemary Bom Conselho Sales

[Lorem ipsum dolor sit amet.]
 
Processando sua requisição
Por favor, aguarde...