Notícia


Pular Links de NavegaçãoHome > Notícias > Notícia

"A mulher no design: protagonismo feminino" é tema de documentário



[Lorem ipsum dolor sit amet.]
 

O documentário foi produzido pela Escola de Design e está disponível no canal do Youtube da TV UEMG.

Enquanto para a história do design, são conhecidos inúmeros personagens masculinos, há uma necessidade de tratar do papel da mulher nos diversos campos da profissão. Pensando nisso, a professora Caroline Pagnan, junto aos alunos Leonardo Amaral, Luna Vitoriano e Raquel Branco, tiveram a iniciativa de produzir o documentário “A mulher no design: protagonismo feminino”.

O documentário conta com o depoimento das designers, Ana Mata, Bartira Lôbo, Viviane Okubo, Bee Grandinetti e da professora de história do design, Giselle Safar, mulheres com distintas atuações dentro do design. Retrata a voz de mulheres que vivem a profissão e sabem os desafios diários. A construção da narrativa, nos depoimentos organizados para inspirar jovens, futuras profissionais da área e expor a temática que é, ainda, pouco abordada e discutida.

O projeto aconteceu a partir do edital 03/2016 da Pró-reitoria de Extensão da UEMG, destinado a produção de documentário de curta-direção digital com a temática, a mulher no trabalho.

A professora Carol Pagnan, destaca que ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional como aluna e designer de produto, percebeu que ainda existe um longo caminho, para a valorização da atuação da mulher em qualquer campo do design. “Hoje, como professora, me sinto no papel de incentivar alunas e alunos a promover mudanças nesse sentido”

Os alunos identificaram que muitas vezes as mulheres eram omitidas nos projetos de design, e ainda sofrem com esse problema atualmente. Leonardo Amaral destaca que o subtema “protagonismo feminino” surgiu durante as pesquisas sobre a situação da mulher no mercado de design.

 Luna Vitoriano ressalta que o documentário mostra a visão de mulheres que atuam e se destacam em diferentes áreas do design, ao mesmo tempo em que são conscientes da atual situação da mulher no mercado de trabalho, em geral. É possível perceber uma grande evolução quando o assunto é o papel da mulher nesse contexto, no entanto, o protagonismo feminino ainda é uma realidade distante, que depende de muita luta.

Raquel Branco, fala sobre a produção do documentário, que foi um grande aprendizado. “Corremos atrás da parte técnica de áudio visual, peguei alguns equipamentos emprestados com amigos e fomos fazendo o documentário baseado no depoimento das designers. Fazíamos algumas perguntas base, mas as filmagens foram como se fosse uma conversa mesmo.”

O documentário pode ser assistido no canal da TV UEMG no Youtube com acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ZvFGgW5P7cw&t=190s

Processando sua requisição
Por favor, aguarde...