Notícia


Pular Links de NavegaçãoHome > Notícias > Notícia

Grupo de pesquisa sobre rede sistêmica realiza reuniões para formação de redes e amplificação de resultados das atividades acadêmicas na UEMG



A próxima reunião será dia 25 saiba mais

O grupo do projeto de pesquisa: “A Academia na Rede Sistêmica de Empreendimentos Integrais em Agroecologia”, está realizando uma série de reuniões envolvendo as várias unidades da Universidade. Com intuito de contribuir para a articulação de grupos que estejam atuando na área da Agroecologia, Hortas e Jardins Urbanos e temas relacionados.

A iniciativa tem como objetivo a formação de Redes Sistêmicas, e o conhecimento sobre os projetos e o seu potencial para formação de parcerias interdisciplinares e transdisciplinares que deverão amplificar dos resultados, acelerar a evolução e aplicação dos resultados e aumentar o potencial de inovação. Inicialmente foram mapeados 44 projetos, em que os coordenadores e representantes foram convidados a compartilhar informações sobre seu projeto, identificando o que teriam a oferecer ao grupo e as necessidades do seu projeto. Estão envolvidos não só trabalhos relacionados à agricultura, mas também temas sistemicamente afins como a água, piscicultura, educação, comunicação, informática, biologia, botânica, inclusão.

Foram realizadas quatro reuniões, e já tem a próxima reunião marcada, para o dia 25 deste mês, a primeira reunião, aconteceu em maio dia 06, e o ponto de confluência foi Ibirité, participaram da reunião as professoras, Mariana Oliveira, Camila Jardim Meira e Patrícia Carla de Queiroz. A segunda reunião, no dia 20 de maio, foi em Carangola, com a participação da professora Elizete Oliveira de Andrade e o professor Marcos Antônio Coelho. A terceira reunião, que foi na unidade de Passos, no dia 10 de junho, contou com os professores Michael Silveira Reis, Tania Cristina Teles Oliveira e Hipólito Ferreira Paulino Neto. E a quarta reunião, foi realizada na unidade de Ituiutaba, no dia 24 de junho, com a participação dos professores Lilian Garcia Mascarenhas, Nicola José Frattari Neto, Arali Aparecida da Costa Araújo, Eleusa Maria Ferreira Rocha, Bruno de Moraes Nunes, Leda Franco Martins Andrade, Amanda Fialho da unidade de Ituiutaba, e dos profs. Jhansley Ferreira da Mata e Vanesca Korasaki da unidade de Frutal.

CarangolaIbirite

 

ItuiutabaPassos
Em ordem, encontro em Carangola, Ibirité. Ituiutaba e Passos

Essas reuniões já realizadas indicam que o projeto está na direção certa, uma vez que já foram identificados nestes grupos possibilidades de cooperação. Um outro ponto que está sendo abordado, é o formato de comunicação e informação sobre o andamento dos projetos durante a sua realização para apoio mútuo em tempo de execução.

A próxima reunião será dia 25 de agosto, na unidade Escola de Design, quando se encontrarão os professores da unidade de Divinópolis, da unidade Faculdade de Educação e da unidade Escola de Design.

Grupos e pessoas que se identifiquem com esta temática e queiram participar, bem como sugestões são muito bem-vindos, podendo fazer contato com a Prof. Rosângela Míriam Mendonça (coordenadora do projeto - rosangela.mendonca@uemg.br) ou Vitória Martins Oliveira (bolsista do projeto - vivi.martioli@gmail.com).

Processando sua requisição
Por favor, aguarde...