Profa. Heloisa Santos e o "Viver de Costura" participam do Lab Inovação na Cadeia de Moda em São Paulo

A capacitação oferecida pelo Instituto C&A para iniciativas empreendedoras em design sustentável aconteceu entre out/16 e fev/17.

O projeto "Viver de Costura" nasceu em 2011 por iniciativa da professora e pesquisadora Heloisa Santos e como parte integrante do programa "Minas Raízes–Artesanato, Cultura e Design Social". Hoje, o "Viver de Costura" é um programa vinculado à Escola de Design e compreende uma rede colaborativa para incentivo e troca de conhecimentos sobre a arte de costurar. O projeto promove a capacitação em modelagem, costura e bordados para comunidades em Minas Gerais. O Viver de Costura compartilha um inventário de máquinas e componentes em evolução que auxilia na capacidade básica de fazer (quase) qualquer coisa na área da costura, permitindo também o compartilhamento de projetos desenvolvidos no local pelas pessoas.

Em 2015, o projeto participou de um desafio proposto pelo Instituto C&A e o Changemakers da Ashoka. O desafio, intitulado "Tecendo a Mudança: Inovações Tecendo a Mudança para uma Indústria Têxtil mais Sustentável", selecionou o "Viver de Costura" como uma das trinta iniciativas no mundo que detém potencial de transformação sobre a indústria têxtil. Em decorrência desse reconhecimento, o Instituto C&A convidou a professora Heloisa Santos para participar de um laboratório de capacitação com duração de 4 meses, realizado entre outubro de 2016 e fevereiro de 2017. O Lab Inovação na Cadeia da Moda foi uma parceria do Instituto C&A  com a Social Good Brasil para incentivar e reconhecer empreendedores sociais que buscam soluções para uma moda mais justa e sustentável. Durante o programa, a professora Heloisa Santos participou de oficinas, workshops e encontros presenciais, e recebeu mentoria de voluntários da C&A sobre o setor. Ela comenta a participação do "Viver de Costura" no laboratório: "Hoje o projeto Viver de Costura faz parte de 11 iniciativas que irá transformar a Cadeia da Moda, portanto as responsabilidades aumentam quando temos pela frente um vasto campo de trabalho a ser executado na busca por uma indústria têxtil onde todos os atores ganham: da linha de produção ao consumidor. Para mim é uma honra fazer parte desse grupo e ao mesmo tempo saber que podemos por meio das atividades acadêmicas proporcionar aos discentes a oportunidade de fazer parte desse projeto."

[Lorem ipsum dolor sit amet.][Lorem ipsum dolor sit amet.]
À esquerda, a equipe de empreendedores sociais que participaram do Lab Inovação na Cadeia da Moda. À direita, a prof. Heloisa Santos entre Alby Azevedo e a Larissa Perlin, participantes da iniciativa "Modellagio" que desenvolve um software de modelagem.