Núcleo de Design de Serviços

Núcleo Design de Serviços

Um novo espaço dentro da comunidade acadêmica da Escola de Design voltado para teoria e prática do Design de Serviços.

O Laboratório de Design Gráfico (LDG) acaba de criar um novo núcleo: o Núcleo de Design de Serviços (NDS), destinado à capacitação de alunos e professores interessados em teorizar e praticar projetos de serviços.

O design de serviços é uma área focada na criação de experiências positivamente impactantes para os clientes e significativamente rentáveis para as organizações, baseada em um pensamento estratégico e operacional dos serviços sob a perspectiva e colaboração de quem os utiliza e quem os provê. De modo criativo e prático, integra todas as partes interessadas, dos funcionários aos clientes finais, para criarem soluções mais eficientes.

Em 2013, conteúdos relativos à teoria e prática sobre o tema foram introduzidos no curso de Design Gráfico, especificamente na disciplina Tópicos Especiais, pela professora Simone Souza, idealizadora da disciplina e coordenadora do Núcleo. A ideia de criar o Núcleo partiu do expressivo aumento do interesse da comunidade acadêmica pelo Design de Serviços, comprovado pelo aumento e recorrência das proposições de trabalhos de conclusão de curso sobre o tema.

Seguem abaixo mais informações sobre o funcionamento do Núcleo:

Local:

O Núcleo de Design de Serviços funciona nas dependências físicas do LDG (5º andar da Escola de Design).

Principais objetivos:

Capacitar alunos e professores da Escola de Design para atuação em pesquisa e extensão em design de serviços a partir do desenvolvimento de projetos que atendam, exclusivamente, a comunidade acadêmica da Escola em demandas de melhoria e inovação nas prestações de serviços internas à Unidade.

Equipe atual:

O Núcleo contará neste semestre, à princípio, com a seguinte equipe de docentes: Simone Souza (Coordenadora); Iara Mol; Mariana Misk.

Forma de participação:

• Alunos: interessados em atuar no Núcleo deverão enviar e-mail para: simone.oliveira@uemg.br. Os interessados passarão por um processo seletivo e os selecionados cumprirão suas atividades nas dependências do LDG e em horário fixo de trabalho.

A participação no Núcleo é aberta a todos os alunos dos cursos de design da ED, não somente alunos do curso de Design Gráfico, a partir do 5º período.

• Professores: os professores da Unidade interessados ou com disponibilidade de carga horária para atuar no Núcleo poderão apresentar carta de intenção esclarecendo qual sua proposta de atuação junto ao Núcleo. A proposta será analisada pela coordenação do Núcleo, juntamente com a coordenação do LDG.

A carta de intenção deve ser enviada por e-mail para: simone.oliveira@uemg.br

Design de Serviços