Notícia


Pular Links de NavegaçãoHome > Notícias > Notícia

Gambiologia, a ciência da gambiarra



Gambiologia
 

Palestra será realizada no dia 03 de abril no auditório da Escola de Design


Realizada no contexto da disciplina PROCESSOS DE CRIAÇÃO, ministrada pelas professoras Ana Luiza Cerqueira Freitas e Francisca Caporali aos alunos de primeiro período do curso de Design de Produto da Escola de Design, a palestra de Fred Paulino "GAMBIOLOGIA, A CIÊNCIA DA GAMBIARRA" será realizada no dia 03 de abril, segunda-feira no auditório da ED para o turno da manhã as 8:30 e para o turno da noite no mesmo dia as 19:30. O convite é extendido à toda comunidade acadêmica.

Os gambiólogos desenvolvem artefatos eletrônicos e propõe iniciativas coletivas, com inspiração na cultura da gambiarra. O projeto nasceu em 2008 como uma campanha que resultou na formação de um coletivo atuante até 2015 e hoje funciona como uma plataforma criativa independente.

Armadura GambiológicaQuadros gambiológicos

À esquerda vestimenta interativa construída a partir de resíduos industriais. A estética dos objetos e o improviso exacerbado parodiam o excesso de gadgetscarregados pelo cidadão contemporâneo. Projeto inaugural do Coletivo Gambiologia, comissionado por Osso Design para campanha de divulgação e catálogo do Arte.mov – 3° Festival de Arte em Mídias Móveis. À direita Quadros multifuncionais contendo gambiarras, adesivos e eletrônicos: placas Arduino e Gambiolino, LED’s, displays, amplificadores, circuitos de áudio, etc.

O palestrante é Fred Paulino, natural de Belo Horizonte (1977), vive e trabalha em Brumadinho. É formado em Ciência da Computação. Atua como artista, designer, curador e pesquisador, com foco nas relações entre arte, tecnologia, política e cultura popular. Coordena e participa desde a década de 1990 de iniciativas na área criativa como: Estúdio Mosquito, Osso Design, Graffiti Research Lab Brasil, Gambiologia e, atualmente, Cabra Lab. 
http://fredpaulino.com/site.html
http://www.gambiologos.com/blog
http://www.facta.art.br/


 

Processando sua requisição
Por favor, aguarde...