Minas Raízes encerra com sucesso seu minicurso

Minas Raízes - LogotipoMinicurso gratuito em design e produção artesanal realizado durante o mês de maio encerrou suas atividades com resultados excelentes em termos de mobilização e preparação para atuação em projetos.

Minas Raízes - Banner

O Programa Minas Raízes organizou durante o mês de maio um minicurso de capacitação em design e produção artesanal. Os alunos participaram de diversas atividades práticas e teóricas além de uma visita ao Centro de Arte Popular – BH e ao Memorial da Vale, ambos pertencentes ao circuito cultural da Praça da Liberdade.

Foram seminários, aulas práticas de processo de criação e dinâmicas de grupo, aulas teóricas sobre identidade cultural, valorização do território, da cultura material e imaterial local, apresentação de estudos de caso com exemplos práticos associados às principais etapas do processo de cooperação. Além disso os alunos apresentaram uma proposta de plano de trabalho a partir de uma suposta ação de design para um grupo específico respeitando as características individuais, culturais e de produção de cada indivíduo e do grupo.

O minicurso teve como objetivo despertar o interesse de alunos da Escola de Design para atuação em projetos sociais e comunidades artesanais, bem como identificar e preparar possíveis interessados em atuar nos futuros projetos do Programa Minas Raízes.

O curso contou com o trabalho dos professores Ana Luiza Freitas, Andreia Costa, Heloisa Santos, Maria Flávia Vanucci e Yuri Simon. Foram 16 alunos que participaram com afinco de todas as atividades oferecidas e a maioria demonstrou enorme interesse de participar de futuros projetos do programa. Anne Éllen Joyce de Souza Oliveira, Bárbara Mendonça, Érica Matias da Luz, Fernanda D’Alessandro Nogueira Portilho, Iago Pedra Sobral, Isadora Mayumi Watanabe Nicacio, Laís Altoé Falchetto, Lorenza Ferreira de Sousa, Lucas Soares Azzolini, Lucas Augusto Campos Magalhães, Raquel Alves Leite Costa, Rodrigo Fernandes Nogueira, Rosiane Izidoro dos Santos, Thaís Falabella Ricaldoni, Thaísa Mayer Garcia Dias, Wander Aquino Beato e Silva.

Na avaliação do professor Yuri Simon, o minicurso serviu como um ponto de partida para que os alunos obtivessem um conhecimento prévio sobre a ação de designers dentro de grupos de produção artesanal. “Foi gratificante para nós professores perceber o empenho e o interesse demonstrado por todos; creio que teremos alunos mais capacitados e interessados em nossos novos projetos.”

Para a aluna Anne Oliveira “a experiência do curso Design e Produção Artesanal foi excelente, pois me ajudou a compreender a realidade do design dentro do contexto da produção artesanal, além da visão do viés da cultura, estrutura social; e como a comunidade acadêmica e o design podem atuar em parceria com o artesão, trazendo resultados satisfatórios a curto, médio e longo prazo.”

Centro de Arte Popular CEMIG e Memorial Minas Gerais Vale foram dois espaços visitados pelo grupo de alunos e professores do minicurso. Foto: Acervo Minas Raízes Centro de Arte Popular CEMIG e Memorial Minas Gerais Vale foram dois espaços visitados pelo grupo de alunos e professores do minicurso. Foto: Acervo Minas Raízes

Centro de Arte Popular CEMIG e Memorial Minas Gerais Vale foram dois espaços

Grupo de alunos participantes do minicurso. Foto: Acervo Minas Raízes

O grupo de alunos juntamente com o professor Yuri Simon posa com os aventais customizados, após a oficina de Processos criativos. Foto: Acervo Minas Raízes

Processos criativos. Foto: Acervo Minas Raízes

A visita dos alunos da ED acabou fazendo parte de reportagem do Estado de Minas sobre os espaços culturais?