Logotipo da ED
Facebook Twitter Flickr Youtube RSS
Ajuda | Acessibilidade | Mapa do site | Diminuir fonte Aumentar fonte Ativar/desativar contraste

Design de Móveis


Pular Links de NavegaçãoHome > Cursos > Pós-graduação Lato Sensu > Design de Móveis

O curso visa a formação de Especialistas em Design de Móveis buscando atender a demanda por profissionais comprometidos com a inovação de produtos e processos (produtivo e gerencial) para o setor moveleiro.

O design é o único fator de inovação próprio da indústria moveleira, sendo um bem imaterial que se exterioriza na forma de um objeto; entretanto, não deve estar relacionado apenas à aparência e à estética dos produtos. (TIGRE. P.B. Gestão da Inovação: A Economia da Tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2006).

O dinamismo tecnológico da indústria moveleira é determinado pelo aprimoramento do design, pelas máquinas e equipamentos utilizados no processo produtivo e pela introdução de novos materiais , conforme Relatorio de Acompanhamento Setorial Industrial Moveleira, ABDI , 2008.

A proposta é capacitar os profissionais de áreas afins ao design e desenvolvimento de produtos para atuar junto as indústrias moveleiras, assim como os docentes com atividades de Pesquisa, Extensão e Ensino Superior que contribuam com o desenvolvimento do setor.

As abordagens do Design de Móveis ultrapassam as questões técnicas do projeto. O curso trata do mercado moveleiro, o perfil das empresas, o indice de inovação aplicado, as características dos consumidores baseadas em tendencias comportamentais, estratégias de gestão e marketing para o setor moveleiro, informações técnicas e relacionamento com fornecedores, projeto e posicionamento de profissionais no mercado.

São realizadas também visitas a empresas, palestras com profissionais e empresários e seminários de estudos de casos.

O trabalho de conclusão do curso é composto pela criação e execução de protótipo, e o memorial descritivo do desenvolvimento do produto.

Objetivo

O objetivo é disseminar o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de produtos para a indústria moveleira para a atuação dos profissionais de áreas afins no contexto do setor de moveis.

Objetivos específicos

  • Incrementar a integração dos profissionais com o setor moveleiro e o perfil do empresário e empresas do setor;
  • Aprofundar os estudos do design em conteúdos técnicos específicos para o setor moveleiro;
  • Incentivar a inovação quanto à utilização da matéria-prima, novos usos, novos processos fabris, novos procedimentos de gestão, etc;
  • Promover conhecimentos relacionados à questões atuais de sustentabilidade, globalização, identidade e "Marca Brasil" para exportação, e inovação;
  • Estimular a proposição de novos conceitos baseados em referências culturais, em técnicas tradicionais brasileiras;
  • Incentivar iniciativas de empreendedorismo no setor.

Público alvo

Profissionais Designers de Produto, Designers de Ambientes e Interiores, Arquitetos, Administradores, Gerentes de projeto, de marketing, docentes e profissionais de áreas afins que tenham atuação e interesse em desenvolvimento de produtos para a indústria moveleira e são disseminadores de informação.

Grade Curricular

As disciplinas são organizadas em três grupos: Tópicos Fundamentais, Tópicos Especiais e Palestras.

Tópicos Fundamentais trata da fundamentação teórica e conhecimentos de cunho técnico.

Em Tópicos Especiais estão o aporte relativos à prática profissional de diversas áreas ligadas ao desenvolvimento de produtos no setor moveleiro.

As palestras são proferidas por profissionais de destaque em conhecimentos especificos e experiências pessoais no mercado.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso são desenvolvidos pelos alunos sob orientação dos professores e definidos no primeiro modulo do curso.

Disciplinas

  • Fundamentos Estéticos e Históricos do Mobiliário
  • Mercado e Tendências
  • Materiais e Processos de Fabricação de Móveis
  • Design e Sustentabilidade
  • Ergonomia, Percepção e Conforto
  • Metodologia Científica
  • Desenvolvimento e Gerenciamento de Projeto
  • Gestão da Produção
  • Representação Gráfica e Informatização
  • Seminários e Palestras
  • Mobiliário e Planejamento de Interiores
  • Análise de valor

Carga horária e funcionamento do curso

O curso tem a carga horária de 432 h/a distribuídos em 18 meses.

As aulas sao quinzenais, na Escola de Design da UEMG: sexta-feira de 18:30 as 22:30hs e sabado de 8:00 as 17:30hs com intervalo para almoço.

Instalações Físicas da Pós-Graduação da Escola de Design

O programa de pós-graduação da Escola de Design possui uma infra-estrutura exclusiva para a realização de seus cursos situada no oitavo andar de sua sede.

Infra-Estrutura específica de Apoio ao Curso

O curso tem o suporte técnico do laboratorio de protótipos, com tecnologia disponível para a fabricação de produtos em metal e madeira.

Biblioteca

A biblioteca da Escola de Design é disponibilizada integralmente para os alunos da pós-graduação para consultas e empréstimos de livros.

Internet

Os alunos usufruem do acesso a internet wireless.

  • Giselle Hissa Safar

    Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e coordenadora do Centro de Extensão da mesma unidade.Tem experiência na área do ensino de Design atuando principalmente nos seguintes temas: design, história do design, história da jóia, história do mobiliário.
  • Bernadete Teixeira

    Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1973), graduação em Comunicação Publicidade pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1971) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação visual, história, metodologia, processo, criatividade, ensino, design, metodologia e ensino, design, laboratório.
  • Lia Krucken

    Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005) e Pós Doutorado em Design pelo Politecnico di Milano - POLIMI (2011), Itália, instituição com a qual colabora desde 2003. É mestre em Gestão da Inovação - Engenharia de Produção (UFSC, 2001) e graduada em Engenharia, área Química (UFSC, 1998). É professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, integrando o Comitê de Mestrado em Design, Inovação e Sustentabilidade, no qual é responsável pela disciplina Design para Sustentabilidade. Professora convidada do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral (FDC). Colabora junto a rede italiana sustainableideas.it. Seus principais temas de atuação são: Design para Inovação e Sustentabilidade, Projetos territoriais, Parcerias para inovação.
  • Cristina Abijaode

    Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), graduação em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1983) . Atualmente é professor auxiliar da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais na area de Projeto de Produto, e coordena a Pos-graduacao Especialização em Design de Moveis da Escola de Design da UEMG; professor assistente da Universidade FUMEC tambem na area de design de produto. Possui experiencia em desenvolvimento de produtos para empresas como designer e gerenciamento. Como consultora, atua em projetos governamentais de incentivo a inserçao do design em micro e pequenas empresas. Atua tambem na concepçao, curadoria e organização de eventos direcionados para o design e inovacao. Responsavel pelo NIT-UEMG, Nucleo de Inovacao e Transferencia de Tecnologia da UEMG, na area de Planejamento em C&T.
  • Glaucinei Rodrigues

    doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Escola de Arquitetura (UFMG). É mestre pela Redemat - Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004). Graduado em Design de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1995). Professor no curso de Design na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Design Industrial, Setor Moveleiro, Gestão de Design, e Design e Artesanato.
  • Roberta Lopes

    Especializacao em Design de Moveis e Graduacao em Design de Ambientes, com experiecia em design luminotecnico e ambientes.
  • Eduardo Wilke

    Mestrando em Design, na linha de pesquisa Design, Materiais, Tecnologia e Processos, pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Especialista em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas pela Escola de Design, da UEMG (2011). Possui graduação em Desenho Industrial pela Fundação Universidade Mineira de Arte - FUMA, atual Universidade do Estado de Minas Gerais (1977). Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Minas Gerais, hoje CEFET. Atua na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - Ubá como professor das disciplinas Prática Projetual, Metodologia Aplicada ao Design, orientador em projetos de graduação de Design de Produtos. Coordenador do Projeto de Graduação unidade Ubá - UEMG/Ubá. Pesquisador do CEMA - Centro de estudos em Design da Madeira da ED. da UEMG, desde Agosto de 2009, pesquisador do NUMA/Ubá - Núcleo de Design em Estudos da Madeira.
  • Jairo Drumond

    doutorado em Management et Génie Industriel - École des Mines de Paris (1993), mestrado em Industrial Design - Pratt Institute (1985), DEA em Conception de Produits Nouveaux - ENSAM, Paris (1990) . Possui graduação em Desenho Industrial pela Fundação Mineira de Arte (1980), Atualmente é professor Cat. VII E da Universidade do Estado de Minas Gerais. Membro do Colegiado da REDEMAT UEMG/UFOP/CETEC (Mestrado e Doutorado em Engenharia de Materiais). Membro do Colegiado Acadêmico do Mestrado em Design, Inovação e Sustentabilidade da Escola de Design da UEMG. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design, ergonomia, eco-design, transportes e seleção de materiais. Detentor de bolsa PQ II do CNPq. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Membro da ABERGO. Atualmente realizando pós doutorado no Laboratoire Conception de Produits et Innovation/ENSAM/Paristech, Franca, com bolsa da CAPES.
  • Katia Pego

    Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1999) e graduação em Design Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1996). Atualmente, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atua como: coordenadora do Curso de Design de Produto da Escola de Design - curso fora de sede Ubá; coordenadora do Núcleo de Design em Estudos da Madeira (NUMA / Ubá); pesquisadora; professora na graduação de Design de Produto, Pós-Graduação de Móveis, e Pós-Graduação em Gestão do Design. É autora de livro sobre a inserção de parâmetros ambientais no design de móveis. Foi bolsista CAPES-Reuni (Curso de Design UFMG), participou de projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, FAPEMIG, FINEP e MCT. Coordenou o Curso de Pós-Graduação em Design de Móveis da UEMG. Foi professora do curso técnico em design do SENAI. Atuou como consultora de design em indústrias de móveis, no SEBRAE/MG e em escritórios de design. Publicou artigos em congressos científicos de Design, Sustentabilidade e Tecnologia do Ambiente Construído. Desenvolveu mais de 40 produtos industriais, sendo 04 deles com pedido de depósito de Patente e Registro de Desenho Industrial junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), instituição esta que, até o momento, concedeu o Registro de Desenho Industrial de um dos produtos em outubro de 2008. Atua principalmente nos seguintes temas: Design de Produto, Ecodesign, Sustentabilidade, Madeira, Certificação, Conformidade.
  • Samantha Sidaley

    Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), é graduada em Decoração pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (1999). É ainda especialista em Folclore e Cultura Popular pelo Unicentro Newton Paiva (2002), graduada no curso de Formação Pedagógica para Docentes (2002) e formação técnica em Edificações (1994), estes últimos pelo CEFET-MG. Atualmente é professora efetivada da Universidade do Estado de Minas Gerais, sub-coordenadora do curso de Design de Ambientes e gestora da Incubadora de Empresas de Design da UEMG. Diretora da Rede Mineira de Inovação - RMI (2010-2012).
  • Romeu Rodrigues

    Especialista em Design de Moveis e professor de desenho e projeto e laboratório de metal e madeira na Universidade do Estado de Minas Gerais e Universidade Fumec.

Para ingresso no curso, os candidatos inscritos serão avaliados pela análise de seus currículos e entrevista pela coordenação.

Os candidatos aprovados serão convidados para a matrícula, em data a ser divulgada pela coordenação.

As inscrições serão realizadas na Secretaria da Pós-Graduação da Escola de Design, de 10:00 às 19:30 horas, no 8o andar da Escola de Design com confirmacao de horarios pelo telefone 3439-6519.

Documentos necessários para inscrição

  • Formulário de Inscrição, disponível no setor de Pós-graduação da Escola de Design;
  • Original + cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação com histórico escolar;
  • "Currículum Vitae";
  • Cópia do CPF e Carteira de Identidade;
  • Pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$70,00 (cinqüenta reais) que será efetuada no ato da inscrição.

Investimento

  • Matrícula e 18 parcelas de R$ 450,00.

Edital

Informações

Pós-Graduação da Escola de Design - UEMG
Av. Presidente Antônio Carlos, 7545 8º andar - São Luís
CEP: 31270-010 - Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3439-6519
coordpos@gmail.com

Coordenação
Cristina Abijaode
cristina.uemg@gmail.com